Nossa História
Nossa história começou em 17 de fevereiro de 1998, conforme registro no nosso Projeto Político Pedagógico e em Ata, instaurava-se em Ogasa-gun, atual Kikugawa, uma Pré-Escola – que foi um sonho, com garra, determinação, coragem e a preciosa ajuda de inúmeros colaboradores tornou-se realidade – assim surgia a “Creche Luluzinha” em parceria com uma Empresa que empregava alguns trabalhadores brasileiros na região. Porém, no ano seguinte, após o término da parceria, assumi à Direção e toda responsabilidade em nome da Educação e em amor às nossas crianças. Assim nossa Escola mudou o nome para Centro de Ensino Nippo-Brasileiro - que ganhava novo espaço físico e estrutura para receber 50 crianças que começavam a vislumbrar um novo mundo em terras nipônicas com carinho brasileiro.
Em 2000, foi implantado, de forma gradual, o primeiro grau: 1ª a 4ª Séries (atuais 2º ao 5º ano do novo ensino fundamental), com a crescente vinda de famílias com crianças do Brasil para nossa região: Kikugawa, Kakegawa, Yaizu, Haibara, Sagara e Omaezaki.
No ano de 2002, com o aumento de alunos, tivemos que mudar para novas instalações situada na cidade de Daito-cho, atual cidade de Kakegawa.
Em 2003, enviamos nossa Proposta Pedagógica e Regimento Escolar para receber a aprovação do Ministério da Educação do Brasil pois nossos alunos foram aumentando e passando para as séries seguintes. Infelizmente, foi demorado o processo de aprovação e Homologação da
nossa Escola.
Após muitas Reuniões e demora no processo de Homologação das Escolas Brasileiras do Japão, aproximadamente trinta escolas na época (2004), a AEBJ formou uma Comitiva que viajou até Brasília para uma Reunião com o então Ministro da Educação: Fernando Hadaad e seus Conselheiros, e eu fiz parte dessa comitiva para cobrar nossos direitos com cidadãos e questionar sobre a demora das Homologações.
No Ano de 2005, foi necessária uma nova mudança de endereço físico devido ao aumento de novos alunos e unificação das duas Unidades existentes na época: (Haibara) Makinohara e Kikugawa, retornando assim para a cidade de Kikugawa, antiga Ogasa Gun e atual endereço da Unidade do Ensino Fundamental. Nesse mesmo ano, fizemos nossa parceria com o Sistema de ensino OBJETIVO e fortalecemos ainda mais o nosso trabalho com mais qualidade de Ensino para nossos brasileirinhos.
Assim, no ano de 2006, ganhamos nosso Reconhecimento do Ministério da Educação do Brasil e iniciamos o Ensino Médio para atender às necessidades da nossa Comunidade Brasileira.
Nossa Escola fortaleceu ainda mais com participação ativa em competições esportivas, atividades culturais dentro da comunidade japonesa e Brasileira participando de eventos sempre quando éramos convidados para mostrar nossas riquezas culturais através das danças, músicas, comidas típicas, artesanatos e outros.
Em 2008, ocorreu um fato que marcou a vida funcional do Colégio Nippo-Brasileiro, com a Crise Mundial conhecida como crise do Subprime, resultado do estouro de uma bolha de investimentos no mercado imobiliário dos EUA que colapsou toda economia mundial e infelizmente atingiu o Japão fazendo com que muitos pais fossem demitidos e retornassem ao Brasil com suas famílias. Isso acarretou numa queda brusca de alunos9 cerca de 68% e fomos obrigados a enfrentar essa crise com nossos poucos recursos, mas muita união dos professores que ficaram e famílias que não tinham condições de voltarem ao Brasil. Montamos Sistemas de Cooperativas e com troca de trabalho mutuo entre pais desempregados, professores e alunos para não fechar a escola. Não foi fácil, mas sobrevivemos esses anos difíceis.
Infelizmente, no ano de 2011, com o terremoto de Fukushima, enfrentamos uma nova crise e foi preciso nova união dos pais, professores e escola.
No final de 2019 e início de 2020, veio a Pandemia do Corona vírus, mais percalços na nossa estrada e obstáculos foram vencidos.
Ao completar os 25 anos, o Colégio Nippo-Brasileiro Objetivo de Kikugawa, busca manter-se fiel ao seu sonho de ajudar a formar uma geração mais solidária, que respeitam a natureza, a cultura de todos os povos e preparada para enfrentar os desafios da modernidade, com compromisso de ser uma escola voltada para o seu tempo, com uma educação de vanguarda, não esquecendo que esse sonho tem sido compartilhado por todos os docentes que já passaram por esse Colégio e que deixaram um pouco de sua história de vida, para a materialização desse sonho.
Diante das mudanças que ocorrem de forma cada vez mais dinâmica e acelerada, o Colégio Nippo-Brasileiro, pautado em sua filosofia, busca ofertar as condições para que o seu aluno se desenvolva de forma responsável, autônoma e que se conscientize das transformações visando despertar a consciência crítica com vistas à intervenção social diante das inovações.